terça-feira, 14 de abril de 2009

Os dez mandamentos para economizar água


Colabore, adote o Uso Social da Água

Evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.

1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.


5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.


6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

(www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm)

O Sol


Com o que se parecerá o Sol quando ele morrer?

O Dr. Stuart Clark não tem uma resposta precisa, mas ele tem algumas dicas espetaculares. Tão belas que ele resolveu reuni-las em um livro, contendo algumas das mais belas nebulosas já captadas pelo Telescópio Espacial Hubble e por outros observatórios.

A imagem mostrada é de uma delas, a Nebulosa Olho de Gato. Se a Terra ainda estivesse por aqui, ver o Sol transformar-se em algo ainda que ligeiramente parecido seria um espetáculo imperdível.

Nebulosas planetárias

As nebulosas planetárias são como que o estágio final da metamorfose das estrelas, surgindo depois que estrelas como o Sol queimam todo o seu combustível.

Nesse estágio final, estrelas no final da vida transformam-se em gigantes vermelhas antes de expelir para o espaço ao seu redor quase metade de sua massa na forma de nuvens de poeira e gás.

The Milky Way