domingo, 21 de junho de 2009

Projeto "Memória Local"

A primeira atividade que desenvolvemos foi fazer o levantamento das hipóteses dos alunos sobre memória a partir das seguintes questões: O que significa memória? Como a memória funciona? Como perdemos a memória? E para onde ela vai? Como eram as coisas no passado? Como os objetos trazem a memória?
Durante esta conversa surgiu o interesse em saber como éramos quando criança. Foi então que resolvemos fazer um painel com fotografias destas épocas. Concomitantemente, iniciamos atividades de desenho de si mesmo. Um primeiro movimento foi desenhar-se de coropo todo e depois somente o rosto. Este processo continuará com o aperfeiçoamento dos traçados a partir de atividades como pesquisa sobre auto-retrato, desenhos com observação no espelho, desenho em transparência realizado sobre o espelho, entre outras.





De volta...

Parece fácil, mas não é não! É preciso ter disciplina para deixar um blog em dia.
Então, vamos lá. Embora seja final de semestre, ainda estamos trabalhando duro, mas com vontade.
Estamos desenvolvendo o Projeto "Memória Local" que tem como objetivo projetos o resgate da memória local, da comunidade e da escola. Neste momento estamos resgatando imagens (fotos) dos alunos de quando eram mais novos para montagem de um painel que ficará exposto em um mural, logo na entrada do pátio da escola. Este mural tem por objetivos resgatar a memória dos próprios alunos (o que lembram quando a foto foi tirada) e de seus familiares; e socializar nosso trabalho com a comunidade escolar.
Além das fotografias, estamos trabalhando com uma literatura específica. Já lemos o livro "Guilherme Augsto Araújo Fernandes", e estamos lendo agora, "História de avôs e avós". Com este último, estmos fazendo duma "releitura" a partir de desenhos dos capítilos para montamos um livro de imagens. A idéia é de fazermos o "lançamento" deste livro de imagens com direito a uma manhã de autógrafos.