terça-feira, 21 de abril de 2009

Novo planeta é encontrado!


Menor planeta fora do Sistema Solar é achado a 20,5 anos-luz
Ter, 21 Abr, 06h28


Por Alexia Vlahos


SANTIAGO (Chile) - Cientistas que buscam planetas semelhantes à Terra anunciaram na terça-feira a descoberta do menor planeta já detectado fora do Sistema Solar - tem menos que o dobro do tamanho do nosso.


Esse exoplaneta (ou seja, que orbita uma estrela que não o nosso Sol) se chama Gliese 581e, por causa da estrela que ele orbita. Por seu tamanho relativamente pequeno, provavelmente se trata de um planeta rochoso, como a Terra, e não de um planeta gasoso, como Júpiter e Saturno, de acordo com os astrônomos.


"É o planeta mais leve detectado até agora fora do nosso sistema solar", disse em entrevista coletiva Gaspare Lo Curto, astrônomo da Organização Europeia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul. "Não estamos distantes de encontrar um planeta como a Terra", acrescentou. O ano em Gliese 581e dura apenas 3,15 dias terrestres, e ele fica a 20,5 anos-luz.

Um comentário:

Elizete disse...

Olá,
Foto é um recurso maravilhoso, seja para conhecer ou rever o que já se sabe... penso que apresentar as fotos dos planetas, das galáxias e de outros assuntos interessantes do universo são oportunidades únicas, que nos aproximam do que existe, e que muitas vezes nem sabemos !!!
Abraços a todos.
Com carinho, mamãe da Giovanna
Elizete