segunda-feira, 1 de junho de 2009

Borboletário



Do casulo à vida. Essa é a vida da borboleta, um bichinho que pode assustar algumas pessoas - assim como todo inseto – e causar a admiração em outras, por causa de suas asas ornamentadas e seus tamanhos variados.

Enfeitam o ar e são símbolos de liberdade e natureza. Com esse jeito delicado de ocupar um lugar no ecossistema, as borboletas também são fonte de curiosidade e assim, locais específicos para pesquisas sobre esse inseto foram criados. É o caso do Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira, em Diadema.



O Borboletário foi inaugurado em setembro de 2005 e é o primeiro da Região Metropolitana de São Paulo. “Temos como objetivo duas vertentes, uma é a conservacionista, no sentido de preservação das espécies por meio de um levantamento que fizemos. A outra tem o viés de sensibilizar a população visitante sobre  a questão ambiental, para que consigam entender na prática qual é a função de uma flor, árvore ou borboleta”, disse o secretário do Meio Ambiente de Diadema, Marco Antônio Muróz.

O borboletário é um instrumento do Jardim Botânico de Diadema que tem todo um processo de educação ambiental. Os visitantes percorrem por uma hora pelo local e  têm a oportunidade de participar de várias atividades e de conhecer toda a rotina do lugar. Além disso, no passeio na trilha os monitores falam aos visitantes sobre os elementos da fauna e da flora.

Múroz afirmou que o mais interessante é entender toda a interligação entre as árvores, plantas e a própria borboleta.  “As visitas no local são monitoradas e a pessoa ao entrar no borboletário consegue entender o ciclo da vida de um animal. O mais interessante é que o visitante pode entender como as borboletas nascem, crescem, vivem e morrer, desde o ovo, lagarta, pulpa e a vida propriamente dita, percebendo assim que está tudo interligado”.

Fontes:
http://www.guiasp.com.br/guiasp/site/passeios_diversoes/despliegue.cfm?mn=7&id_conteudo=100746

http://www.metodista.br/rronline/cultura/borboletario-e-reaberto-com-novas-especies/

Um comentário:

Mirella Sabiao disse...

Ola,pro adorei o nosso passeio ao Jardim Botanico de Diadema.Adorei o broboletario,mas fiquei tris por que nenhuma borboleta pousou em mim,mas nao tem plobema.Bjs.
Nome:Mirella Sabiao.