quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Projeto Memória Local

O objetivo é trabalhar os conceitos de memória oral em sala de aula e desenvolver projetos que possibilitem que os estudantes tenham contato e valorizem a história de suas comunidades.


O projeto se inicia com os estudantes em suas escolas, escolhem uma personagem que contará sua história e da comunidade para os jovens e os orientam a pesquisar, ler e registrar a memória da personagem, seja por meio da escrita, fotografia ou desenho.




Dessa forma, a sala de aula é divididas em grupos de trabalho que pesquisam, entrevistam, transcrevem, fotografam, desenham e incluem todo o material realizado na internet.


Depois de todo o conteúdo pronto, será promovida uma exposição dos trabalhos em local público a fim de disseminar a cultura da memória oral e o registro da memória das comunidades de Santo André. Todo o material também será disponibilizado na página da internet do site do Museu da Pessoa e, por fim, cada classe criará um livro para registro da ação.




O projeto em 2008


O projeto Memória Local na Escola aconteceu pela primeira vez em Santo André no ano de 2008. A coleção elaborada diz respeito aos textos e desenhos realizados pelos alunos de nossas escolas públicas municipais que participam do projeto no decorrer do ano passado. Os alunos aprenderam sobre sua cidade, família e história realizando atividades que valorizaram o resgate da memória através do relato oral. Durante todo o projeto, os educadores foram orientados a realizarem com seus alunos atividades que envolvam oralidade, pesquisa, leitura, produção escrita, desenho, e uso de computadores.
http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/colecao/colecaoHome.do?action=verHome&key=111
http://www.institutorhodia.com.br/memoria.html

**********************************************************************************

Aqui na nossa escola estamos trabalhando duro e com muito afinco. Vejam alguns dos nossos trabalhos...
Ampliação de desenho:
Nesta atividade os alunos puderam, a princípio, compreender o sentido do que é uma ampliação, depois o desafio foi reproduzir, o mais fielmente possível, em tamanho maior, o próprio desenho.
Aqui também o importante é que  estaremos retomando esta atividade para observarmos quais aspectos ainda necessitam ser melhorados. E para isso é preciso que os alunos tenham uma certa distância da sua produção.
Desenho do corpo do colega com observação de detalhes
Aqui a ideia foi que os alunos pudessem observar  com bastante cuidado os detalhes. Mas o mais importante não foi a conclusão deste desenho e sim o trabalhos que desenvolveremos depois, onde observaremos atentamente todas a fotos destes desenhos e faremos uma revisão, ou seja, voltaremos a fazer esta mesma atividade, só que desta vez, com maior riqueza de detalhes.

Nenhum comentário: